Balanço

Mais de 1,5 milhões de vacinados contra gripe e 750 mil com reforço contra covid

Mais de 1,5 milhões de vacinados contra gripe e 750 mil com reforço contra covid

Foram administradas mais de 1,5 milhões de vacinas contra a gripe (cerca de 400 mil em farmácias) e mais de 750 mil doses de reforço contra a covid-19. Resultado só possível graças à "aceleração" do processo de vacinação, frisou este domingo a Direção Geral de Saúde. A modalidade "casa aberta" vai manter-se durante a semana para os que têm mais de 75 anos.

"Estes resultados foram possíveis com a aceleração da vacinação diária dos centros de vacinação, incluindo fim de semana, através da modalidade Casa Aberta", sublinha num comunicado emitido esta tarde a Direção Geral de saúde. O balanço feito ao fim de semana, contabiliza até hoje às 18 horas a administração de mais de 66 mil doses de vacina contra a gripe e cerca de 80 mil doses contra a covid-19, das quais 73 mil doses de reforço.

A modalidade "casa aberta" vai manter-se durante a semana para os utentes com mais de 75 anos que assim não precisam agendar a vacinação. O autoagendamento para os mais de 65 anos continua disponível. Os adultos que foram vacinados com a Janssen serão convocados por SMS para receberem o reforço da vacina.

"Queremos vacinar o maior número possível de pessoas no menor tempo possível", afirmou anteontem o secretário de Estado Adjunto da Saúde durante a visita ao centro de vacinação em Mafra. António Lacerda Sales garantiu que irão ser reforçados os meios alocados ao processo para acelerar a vacinação. A adesão ao reforço é essencial, defendeu, para um "Natal mais tranquilo".

A meta até 19 de dezembro era a de se vacinar cerca de 900 mil pessoas com mais de 65 anos. O universo de elegíveis foi aumentado em mais 1,8 milhões devido aos recuperados e aos adultos com mais de 18 anos que receberam a vacina da Janssen e também irão receber reforços.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG