Relatório

Mais de 30 multas por dia numa semana de estado de emergência

Mais de 30 multas por dia numa semana de estado de emergência

Durante os oitos dias em que vigorou o último estado de emergência, foram aplicadas 249 coimas, ou seja, uma média superior a 31 diárias. A grande maioria (68%) registou-se nos concelhos de risco muito elevado e extremo de contágio por covid-19.

De acordo com o relatório da aplicação da declaração do estado de emergência entre 8 e 15 de janeiro, aplicaram-se mais cinco multas do que no anterior, que teve uma duração 15 dias. A maior parte deveu-se ao incumprimento das regras de ocupação, permanência e distanciamento físico nos locais abertos ao público (60), do horário de encerramento dos estabelecimentos de restauração (49), por consumo de bebidas alcoólicas na via pública (45) e do uso obrigatório de máscaras em espaços e vias públicas (35).

As forças de segurança detiveram quatro pessoas, três das quais por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório e uma por desobediência à suspensão de atividades de comércio a retalho e prestação serviços. Foram ainda encerrados 16 estabelecimentos.

Quanto à fiscalização dos movimentos nas fronteiras terrestres, foram controladas um total de 216 pessoas, 110 veículos ligeiros e oito caravanas no período em análise. Nas fronteiras externas (aéreas e marítimas), um total de 45 123 passageiros foram sujeitos a controlo, mantendo-se o aeroporto de Lisboa como a fronteira com maior afluência

Na análise à situação epidemiológica, o documento refere que, desde o início da pandemia até ao período em análise, o mais elevado número de novos casos de infeção foi registado a 13 de janeiro (10 698). Curiosamente, o dia seguinte foi aquele em que foram realizados mais testes durante crise sanitária (59 966).

No relatório pode ler-se ainda que foram reportados à Subcomissão Nacional de Proteção Civil, por parte do Ministério da Educação, mais de nove mil casos positivos na comunidade escolar, desde o início do ano letivo, o que levou a colocar 800 turmas em atividade letiva não presencial.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG