Saúde

Mais de 50 suspeitas de coronavírus em Portugal: 30 já deram negativo

Mais de 50 suspeitas de coronavírus em Portugal: 30 já deram negativo

Os mais de 30 casos suspeitos do novo coronavírus em Portugal cujos resultados já são conhecidos deram todos negativos. A Direção-Geral da Saúde ainda aguarda outros exames.

"Até ao fim da tarde de ontem [quinta-feira], tínhamos identificado 51 casos, sendo que 26 deles - portanto, mais de metade, tinham sido [detetados] nas últimas 24 horas", disse em conferência de imprensa a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, apontando que o aumento do número de casos suspeitos no país é um "reflexo" da situação em Itália, uma vez que os casos suspeitos correspondem a cidadãos que regressaram de cidades italianas, sobretudo de Milão.

"A linha de apoio ao médico continua desde ontem a validar casos suspeitos", alguns dos quais já foram dados como negativos, outros ainda estão a chegar aos hospitais e outros aguardam o resultado laboratorial, adiantou a responsável, detalhando que, nas últimas 24 horas, já foram realizados testes a "mais de 30 pessoas", a maioria dos quais deu resultado negativo, aguardando-se ainda os resultados de "sete ou oito".

Graça Freitas aproveitou a ocasião para fazer um esclarecimento importante: "algumas destas pessoas são testadas para outros vírus e podem ser positivas para um coronavírus da estação, sazonal, habitual no inverno", sendo que o que está a ser procurado é o vírus que origina a doença conhecida como Covid-19. "Os outros coronavírus sazonais (...) é como ter um rinovírus, um vírus da gripe ou outro vírus qualquer", alerta, sublinhando que a deteção de um coronavírus não implica a deteção do coronavírus em causa.

Outras Notícias