Exclusivo

Mais de um terço dos concelhos sem centros de recolha de animais

Mais de um terço dos concelhos sem centros de recolha de animais

Há 108 concelhos sem Centros de Recolha Oficial (CROs) de Animais de Companhia, adiantou ao JN o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes. No total dos 308 concelhos do país, mais de um terço não tem como responder ao abandono e à errância de cães e gatos.

O Governo vai investir sete milhões para intervir em canis municipais e associações zoófilas, e assim contribuir para o bem-estar animal. Um tema que o Governo definiu como prioridade, com a passagem da pasta dos animais de companhia para o Ministério do Ambiente, desde o início do ano. Até então, estava no domínio do Ministério da Agricultura.

"O aviso vai ser lançado às autarquias e, obviamente que depende das candidaturas, mas prevê a intervenção entre 20 a 30 CROs", disse Matos Fernandes. O despacho foi publicado esta quinta-feira em Diário da República. Os sete milhões vão ser transferidos para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que terá 30 dias para revelar as regras das candidaturas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG