Saúde

Mais três crianças vão tomar remédio igual ao de Matilde

Mais três crianças vão tomar remédio igual ao de Matilde

Infarmed deverá autorizar compra de medicamento que já beneficiou dois bebés com atrofia muscular.

Noa, de 13 meses, Afonso, de 16 meses, e Simão de 2 anos, deverão ser as próximas três crianças portuguesas a ser medicadas com Zolgensma, o "medicamento mais caro do Mundo", e que já foi ministrado, há cerca de um mês, às bebés Matilde e Natália.

As três crianças estão ser acompanhadas no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) que enviou ao Infarmed, no dia 5 de setembro, três pedidos de autorização de utilização excecional (AUE).

Há cerca de 15 dias, as crianças fizeram as análises ao sangue para saber se podem ou não fazer a nova medicação. Os resultados foram conhecidos na terça-feira e todos são compatíveis para a receção do Zolgensma. Tal como a bebé Matilde, cujos pais conseguiram obter cerca de dois milhões e meio de euros em donativos para a compra da medicação, as crianças sofrem de atrofia muscular espinhal (AME).

Fonte do Infarmed disse ao JN que a decisão para a compra da medicação está "praticamente tomada", embora cada pedido de autorização de utilização excecional de um fármaco seja analisado de face "às características do doente e ao seu quadro clínico".

Leia mais na edição impressa ou na versão e-paper