O Jogo ao Vivo

Agricultura

Marcelo diz que Ovibeja é "um símbolo" de "descentralização"

Marcelo diz que Ovibeja é "um símbolo" de "descentralização"

O presidente da República diz que a feira Ovibeja, este ano organizada em formato digital, é "um marco económico" do Alentejo, considerando que o certame "é um símbolo" do que deve ser o país "em termos de descentralização".

Numa mensagem gravada em vídeo e transmitida na sessão de abertura da feira agropecuária de Beja, que decorreu esta quinta-feira de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a Ovibeja "é mais do que um marco económico" e "um símbolo da luta" daqueles que, "no país rural, dão vida a todo o nosso país".

A Ovibeja "é um símbolo daquilo que nós queremos em termos de descentralização, de oportunidades, de correção de desigualdades, de assimetrias que persistem entre territórios e entre regiões e que têm de ser corrigidas", disse.

Na sua declaração, o presidente da República lembrou ainda a memória de Manuel Castro e Brito, fundador da Ovibeja e falecido em 2016, para sublinhar "a falta" que faz a "Ovibeja presencial".

"Faz a nós, faz a Beja, faz ao Alentejo, faz a Portugal", vincou.

Marcelo acrescentou que conta estar presente na feira alentejana "para o ano", deixando no final da sua mensagem um agradecimento "a todos os que há tanto tempo dão vida à Ovibeja" por "não terem desesperado".

"Temos de esperar e confiar num futuro muito melhor", concluiu o presidente da República.

PUB

A edição de 2021 da feira agropecuária Ovibeja, organizada pela associação ACOS -- Agricultores do Sul e que costuma decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel Castro e Brito, arrancou esta quinta-feira em formato digital e proporciona um roteiro tridimensional (3D) pelos espaços habituais da feira.

A versão digital da Ovibeja, cujo tema é "Agricultura ConsCiência", para debater a atividade agrícola enquanto "setor sustentável e apoiado em dados científicos", vai "oferecer" igualmente, à "distância de apenas um clique", gastronomia, competições, 'masterclasses', espetáculos musicais ou debates.

O último dos debates, na sexta-feira, a partir das 16.30 horas, será encerrado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

Na página de Internet da feira será possível assistir a eventos em direto e a apontamentos de reportagem efetuados pela TV Ovibeja.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG