O Jogo ao Vivo

Nacional

Marcelo garante que não tem relação estratégica com Governo

Marcelo garante que não tem relação estratégica com Governo

O Presidente da República garantiu esta quinta-feira que a sua relação com o atual Governo não tem sido tática, nem estratégica. Nem está relacionada "com o mérito das pessoas". Simplesmente, cumpre a Constituição, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa falava perante o primeiro-ministro, António Costa, e os 17 ministros do XXI Governo, que lhe apresentaram cumprimentos de boas festas, na Sala dos Embaixadores do Palácio de Belém, em Lisboa.

O chefe de Estado referiu que "a Constituição é muito clara. Para juristas, é claríssima. E, para um professor de Direito Constitucional, mais clara é ainda". Estabelece que o Presidente deve proporcionar ao Governo "todas as condições para governar", acrescentando: "Isso aplica-se, naturalmente, a qualquer Presidente da República e a qualquer Governo - ou deve aplicar-se".

"Portanto, o Presidente da República", afirmou, falando sempre na terceira pessoa, "não teve aqui nem uma cooperação meramente tática, nem meramente estratégica. Teve uma cooperação constitucional. Cumpriu a Constituição. Tentou ser zeloso no cumprimento da Constituição, como nas relações com outros órgãos de soberania", completou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG