Entrevista à CNN Portugal

Marcelo: "Se Costa não pegar no aeroporto ninguém pega"

Marcelo: "Se Costa não pegar no aeroporto ninguém pega"

Em entrevista à CNN Portugal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre a questão do novo aeroporto de Lisboa, desejando que até final do mandato haja uma solução.

"Se Costa não pegar no aeroporto, ninguém pega", considerou Marcelo Rebelo de Sousa, esta quinta-feira, em entrevista à CNN Portugal. O presidente da República abordou a questão sobre uma solução aeroportuária para Lisboa, defendendo a ideia de que é preciso arranjar uma alternativa, para a situação atual.

"Até março de 2026 [altura em que acaba o mandato] gostava de ver o arranque do que quer que seja", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

PUB

Numa entrevista enquanto conduzia o próprio automóvel de Lisboa até Viseu, o presidente da República abordou vários temas da política nacional e internacional. O chefe de Estado reconheceu que "há racismo estrutural em Portugal", mas mostrou-se "otimista" sobre a mudança de paradigma, mesmo que admita que "mudar a cultura cívica demora imenso tempo e imensas gerações".

Marcelo Rebelo de Sousa disse que "há, obviamente, na sociedade portuguesa imensos traços que têm que ver com o império", mas realçou que a sociedade portuguesa está a mudar e que "nas crianças e na juventude é patente uma alergia total às discriminações, à xenofobia e ao racismo".

Na mesma entrevista, o chefe de Estado afirmou que "os sucessivos líderes de direita" cometeram "um erro" ao descolarem-se "ostensivamente" de si e disse que António Costa "percebeu que podia beneficiar" da proximidade do Presidente da República.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG