Diplomacia

Marcelo vai participar no Fórum do Holocausto em Jerusalém

Marcelo vai participar no Fórum do Holocausto em Jerusalém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar na quinta-feira no Fórum Mundial do Holocausto, em Jerusalém, a convite do seu homólogo israelita, Reuven Rivlin, com quem terá uma reunião bilateral, na terça-feira.

De acordo com o programa desta visita, divulgado esta sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa terá também um encontro com sobreviventes do Holocausto, na quarta-feira, antes de participar neste fórum em que está anunciada a presença de 46 altos representantes políticos.

O 5.º Fórum Mundial do Holocausto tem como lema "Lembrando o Holocausto, combatendo o antissemitismo", e irá assinalar o 75.º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz, com discursos dos presidentes de Israel, da Rússia, Vladimir Putin, da França, Emmanuel Macron, e da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, e do príncipe Carlos, em representação do Reino Unido, entre outros.

Segundo uma nota divulgada esta sexta-feira no portal da Presidência da República na Internet, a participação de Marcelo Rebelo de Sousa nesta cerimónia "constituirá uma oportunidade para contactar com os sobreviventes de um dos momentos mais sombrios da História da Humanidade e para lembrar os feitos corajosos de todos aqueles que, como o cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, contribuíram para aliviar o sofrimento de alguns, num momento tão difícil".

O chefe de Estado chegará ao aeroporto de Telavive na tarde de terça-feira e ao fim do dia será recebido por Reuven Rivlin, na residência oficial do Presidente do Estado de Israel, em Jerusalém.

Na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa estará ainda num jantar oferecido pelo Presidente de Israel aos chefes de delegação presentes nesta quinta edição do Fórum Mundial do Holocausto, durante o qual haverá intervenções de Reuven Rivlin e do rei de Espanha, Felipe VI.

A sua partida para Portugal está prevista para quinta-feira ao fim do dia, após o fórum.

Outras Notícias