Internet

Britânico "The Independent" deixa edição de papel

Britânico "The Independent" deixa edição de papel

O jornal britânico "The Independent" decidiu acabar com a sua edição em papel, transformando-se a partir de 26 de março num título exclusivamente digital.

Esta aposta surge na sequência de um decréscimo contínuo das vendas do título. "A indústria dos jornais está a mudar e essa mudança foi iniciada pelos leitores. Eles mostram que o futuro é o digital", afirmou Evgeny Lebedev, o proprietário do jornal, um britânico de origem russa, em comunicado.

"Fomos confrontados com uma escolha: gerir o declínio contínuo do papel ou transformar a base digital que construímos num futuro rentável e sustentável", indicou o responsável, numa carta dirigida aos funcionários, salientando que o "The Independent" será "o primeiro de muitos títulos importantes que vai mudar para um futuro 100% digital".

A família Lebedev comprou o título britânico em 2010.

Com cerca de 60 mil exemplares vendidos por dia, incluindo 40 mil assinantes, o "The Independent", criado em 1986, é o diário nacional com menos vendas no Reino Unido, atrás dos tabloides "The Sun" ou "Daily Mail" e de outros jornais como o "The Times", "Guardian" ou "Daily Telegraph".

No seu melhor ano, 1989, a circulação paga do "The Independent" chegou a ultrapassar os 420 mil exemplares.

"Esta decisão permite salvar a marca e permite-nos continuar a investir em conteúdos de alta qualidade editorial que atraem cada vez mais leitores nas plataformas online", referiu Lebedev, líder do grupo ESI Media, que também detém o diário de distribuição gratuita "The Evening Standard" e o canal de televisão London Live.

O grupo ESI Media também confirmou a venda, sujeita à aprovação dos acionistas, do título "i", uma versão mais leve do diário "The Independent". O título será vendido ao grupo Johnston Press, que também deverá acolher "um número significativo de trabalhadores" do jornal "The Independent". A venda deverá envolver um montante de 25 milhões de libras (cerca de 32 milhões de euros), segundo noticiaram os 'media' britânicos.

"Vão existir algumas demissões entre a equipa editorial", admitiu o grupo ESI Media. Cerca de 150 pessoas trabalhavam para o "The Independent".

Atualmente, a página online do jornal, com cerca de 70 milhões de visitantes únicos por mês, já é rentável e antevê um aumento de receitas de cerca de 50% para o ano corrente.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG