Média

Facebook já está a alojar notícias de nove grupos de comunicação social

Facebook já está a alojar notícias de nove grupos de comunicação social

É mais um passo da rede social no mundo do jornalismo. O Facebook está, desde esta quarta-feira, a alojar e a distribuir notícias de nove grupos de comunicação social em suporte móvel. A aplicação chama-se "Instant Articles".

O rumor tornou-se esta quarta-feira realidade. A empresa de Mark Zuckerberg entra no jornalismo digital. Depois vários meses de negociações, o Facebook chegou a acordo com nove grupos de comunicação - The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel and Bild - para promover notícias na rede social.

Na apresentação da nova aplicação para iPhone, Michael Reckhow, diretor de produto, explica que antes era preciso esperar oito segundos para visualizar uma notícia na aplicação móvel do Facebook. Agora, garante, "o Instant Articles torna a experiência de leitura até dez vezes mais rápida".

Por outro lado, revela Reckhow, aquela aplicação permite ainda ao utilizador "visualizar e explorar fotografias de alta resolução, ver os vídeos a funcionarem automaticamente enquanto lê as notícias, explorar mapas interativos, ouvir legendas áudio e comentar partes individuais de um artigo".

Os media, por sua vez, podem vender publicidade nos seus artigos, assegurando a receita, ou, então, permitir ao Facebook comercializar anúncios, garantindo a rede social 30% da verba arrecadada, de acordo com o "New York Times". Neste jornal, o Facebook representa já 14 a 16% do tráfego online, número que duplicou nos últimos meses, segundo o CEO do grupo, Mark Thompson.

Conteúdo Patrocinado