séries

Cursos universitários estudam "A Guerra dos Tronos"

Cursos universitários estudam "A Guerra dos Tronos"

Só este ano, já abriram dois cursos universitários para estudar a compexidade da popular série de drama e fantasia.

Mesmo para alguns dos fãs mais devotos de "A Guerra dos Tronos", a complexidade e diversidade no enredo da série de drama e fantasia inspirada na obra de George R. R. Martin pode tornar-se, por vezes, difícil de acompanhar. Agora, para não perder o fio à meada, qualquer fã daquela que é uma das séries mais populares dos últimos anos já se pode tornar num especialista nas histórias de vingança, conquista, traição e amor dos Lannister, dos Stark, dos Targaryen e companhia.

Só este ano, já foram criados dois cursos universitários para se estudar as encruzilhadas de "A Guerra dos Tronos". Na Universidade de Berkeley, na Califórnia, um novo curso de verão pretende explorar os temas, as teorias, os simbolismos e os aspetos mais controversos da série protagonizada por Peter Dinklage, Emilia Clarke, Lena Headey e Kit Harington. Os alunos do curso irão examinar todos os detalhes do formato da HBO, exibido entre nós no Syfy, incluíndo "as suas implicações sociais e políticas, o aspeto religioso, a pobreza e a forma como as mulheres são retratadas", descreve a imprensa norte-americana.

Já na primavera deste ano, também a Universidade do Norte de Illinois lançou um novo curso sobre a trama que lidera, atualmente, a corrida aos Emmy com 24 nomeações ao todo.

Mas a extensão de "A Guerra dos Tronos" ao mundo real da educação não se fica por aqui. Já no verão do ano passado, a Universidade da Virginia, nos EUA, pertimiu aos seus alunos tirar um curso intensivo, de quatro semanas, para estudar aquela que é a série mais pirateada em todo o mundo, quer no formato televisivo, quer no literário, com a saga "As Crónicas de Gelo e Fogo.

A sexta temporada da série já está a ser gravada há quase dois meses, maioritariamente na Irlanda do Norte. Os dez novos episódios de Tyrion, Daenerys, Cersei, Arya, Sansa e companhia deverão chegar ao pequeno ecrã só no início de abril, como habitual. Se Jon Snow volta ou não na próxima temporada é a pergunta que os fãs querem ver respondida.