Nacional

"Regionalização é mais urgente do que nunca", defende Rui Moreira

"Regionalização é mais urgente do que nunca", defende Rui Moreira

Os desafios que a região do Norte enfrenta estiveram em foco na quarta e última mesa-redonda da "Grande Conferência JN Por Portugal"

O Quarto painel do encontro da Casa da Música era composto pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, e o responsável da Cátedra Jean Monnet da História da Construção Europeia, Luis Dominguez Castro.

Os fundos comunitários ocuparam boa parte do tempo disponível, com Rui Moreira a tecer críticas duras à forma como estas verbas têm sido geridas ao longo dos tempos, para claro prejuízo dos interesses nortenhos. Motivos para que o edil fale em "captura de recursos", já que "os fundos de coesão têm sido usados por regiões que não precisam deles".

Defensor da regionalização, Moreira diz que esta "é mais urgente do que nunca", acusando os "principais partidos políticos de serem contra este movimento".

Emídio Gomes, por seu turno, elogiou a capacidade de regeneração da economia nortenha, que há 20 anos era dada como extinta e hoje apresenta excedente comercial.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG