Covid-19

Mesas afastadas e testes. Os conselhos da DGS para o Natal e Ano Novo

Mesas afastadas e testes. Os conselhos da DGS para o Natal e Ano Novo

A Direção Geral de Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para tornar o Natal e as festas de fim de ano seguras. Como medida de precaução a DGS recomenda a realização de testes rápidos (TRAg) ou autotestes.

Nos momentos de festividades "as festas podem ser realizadas com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social", lê-se em comunicado enviado às redações.

A DGS recomenda ainda que se deve optar por espaços ventilados e, sempre que possível, garantir uma distância de segurança entre as mesas.

PUB

A máscara deve "ser mantida quando não se estiver a consumir alimentos ou bebidas", uma medida que merece especial atenção quando se está na presença de pessoas mais vulneráveis ou que estejam em grupos de risco.

A DGS reforça o apelo: "é fundamental manter-se atento ao aparecimento de sintomas de covid-19", entre eles a febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares, perda de olfato ou paladar.

Para as pessoas que ainda não agendaram a vacina, a DGS recomenda o seu agendamento: "a evidência científica demonstrou que a vacina é a medida mais eficaz para reduzir as complicações associadas à infeção por SARS-CoV-2".

Em caso de sintomas, a DGS pede que se contacte o SNS 24 de imediato.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG