Finalistas

Hotel em Espanha expulsa mil alunos portugueses por vandalismo

Hotel em Espanha expulsa mil alunos portugueses por vandalismo

Mil estudantes portugueses do ensino secundário foram expulsos de uma unidade hoteleira em Benalmádena, sul de Espanha, por danos e vandalismo.

A Direção Nacional da PSP confirmou ao JN que mil estudantes portugueses foram expulsos de um hotel em Benalmádena, sul de Espanha, por "comportamentos desadequados".

Os jovens encontravam-se naquela estância turística a participar numa viagem de finalistas do ensino secundário.

Um grupo de 500 estudantes já está a caminho de Portugal acompanhado pela polícia espanhola e PSP, que têm nesta altura do ano um protocolo de patrulhamento conjunto.

A fonte da Direção Nacional da PSP não quis adiantar o que se passou na unidade hoteleira, apenas referindo que "o comportamento [dos estudantes expulsos] extrapolou o aceitável".

O hotel Pueblo Camino Real, em Los Álamos, uma zona de Torremolinos, perto de Benalmádena, onde estava alojado um grupo de 800 estudantes confirmou a expulsão dos jovens por danos e vandalismo nos últimos dias.

"Sim, destruíram muitas coisas, temos muito prejuízo, mas só vamos falar sobre isso na segunda-feira", disse fonte do hotel.

Segundo o jornal espanhol "El Pais", os jovens foram expulsos depois de terem "destruído azulejos, atirado colchões pelas janelas, esvaziado extintores nos corredores do hotel e colocado uma televisão na banheira", entre outros danos.

Segundo o jornal, os responsáveis fizeram queixa junto das autoridades, alegando que nunca havia acontecido "nada igual".

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, disse que os serviços consulares já estão a acompanhar o caso e que os estudantes "encontram-se bem".

Segundo o secretário de Estado, a empresa que organizou a viagem "tinha seguro", mas o hotel em questão "entende que o seguro não é suficiente para cobrir" os danos causados.

Milhares de estudantes do ensino secundário portugueses estão esta semana em várias localidades do sul, de Espanha em viagens de finalistas. Benalmádena, Marina D'Or e Punta da Umbria são alguns dos destinos escolhidos.

*Com Lusa

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG