Ensino Básico

Ministério quer mais apoio em escolas com mais turmas

Ministério quer mais apoio em escolas com mais turmas

As escolas com mais turmas terão mais horas para apoiar os alunos, segundo a proposta de organização do ano letivo, que reafirma a monodocência no 1.º ciclo.

O projeto de diploma, anunciado pelo Ministério da Educação esta quinta-feira, será apresentado aos sindicatos nos próximos dias.

No documento, a tutela promete simplificar a fórmula para atribuir o crédito horário às escolas, "assegurando a sua legibilidade e transparência". Estas são as horas de que as escolas dispõem para se organizarem e desenvolverem projetos próprios.

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O projeto de despacho de organização do ano letivo prevê "um ajuste à realidade de cada comunidade educativa" na atribuição de crédito horário em função "das necessidades que forem sendo identificadas".

Segundo o ministério, a autonomia das escolas sairá reforçada, com a possibilidade de "uma gestão mais flexível" dos créditos horários: "Cabe às escolas decidir como utilizar as horas disponíveis, mesmo entre ciclos, em função das necessidades existentes e após diagnóstico rigoroso".

No 1.º ciclo, o professor titular deverá assegurar todas as componentes do currículo com exceção da disciplina de inglês, "promovendo uma abordagem globalizante das aprendizagens".

Defende-se a clarificação do objetivo e benefícios da medida de coadjuvação, ou seja, da necessidade de ter outro professor na turma. "O objetivo é que a presença de um segundo professor acrescente valor pedagógico ao trabalho dentro da sala de aula", afirma o ministério.

É igualmente contemplada a possibilidade de alargar o desdobramento de turmas nas disciplinas de Português e Línguas Estrangeiras, para trabalhar a oralidade e a escrita, "em função dos recursos disponíveis nas escolas".

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