Nacional

Misericórdia do Porto é das mais ricas do Mundo

Misericórdia do Porto é das mais ricas do Mundo

A Misericórdia do Porto é a instituição do género com maior  património em Portugal e uma das mais ricas do Mundo. Dispondo de um orçamento de milhões é, a seguir à Câmara do Porto, a maior  "senhoria"  da cidade, com um enorme parque imobiliário,  estando a maioria dos prédios arrendados. É até proprietária de alguns bens no Brasil, doados por portugueses que viveram no país.

Em termos financeiros, poder-se-á dizer que o seu valor patrimonial é incalculável - desde logo, o do edifício onde está instalada a sua sede, na rua das Flores, que dispõe de igreja. Na área da saúde, a Misericórdia do Porto é proprietária dos hospitais de Santo António, Conde Ferreira, da Prelada e de S. Lázaro, em frente ao jardim de S. Lázaro.

Espalhados pela cidade, detém vários centros de apoio e de residência de idosos. Tem ainda a funcionar sob a sua tutela vários estabelecimentos de ensino, casas de abrigo e algumas igrejas.

Segundo se lê no seu site, "os imóveis de rendimento são essencialmente prédios/fracções que estão arrendados e dos quais a instituição obtém alguns proveitos que ajudam a sustentar as acções sociais desenvolvidas, na sua maioria deficitárias".

De entre os vários prédios de rendimento, destacam-se os complexos habitacionais do Luso/Lima, Costa Cabral, Foz e Alameda Eça de Queirós. Sabe-se, por outro lado, que a Misericórdia dispõe actualmente de mais de dez mil funcionários, distribuídos pelo conjunto de equipamentos que gere.

A  instituição tem ainda um vasto e rico património cultural e artístico, sendo proprietária de várias peças em ouro e prata e de uma colecção de pintura, que integra obras de importantes artistas do século XVIII, XIX e XX. Aliás, muitas destas peças e telas foram integradas em diversas exposições comemorativas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG