O Jogo ao Vivo

PSD

Montenegro pressionado a decidir que localização do aeroporto apoia

Montenegro pressionado a decidir que localização do aeroporto apoia

Não basta definir a metodologia. É preciso decidir que localização do novo aeroporto de Lisboa deve ser avaliada. Essa é a posição do ex-líder do PSD/Setúbal, Luís Rodrigues, que vai ao Conselho Nacional desta quinta-feira pedir ao presidente do PSD, Luís Montenegro, que defina uma posição do partido sobre a localização.

No primeiro Conselho Nacional da era Luís Montenegro, o PSD vai falar sobre a situação do país, colocando a tónica no "desgoverno socialista" e vai elogiar a nova forma de o partido fazer oposição.

Mas não serão apenas palavras bonitas que o sucessor de Rui Rio vai ouvir. Se até tem a maioria do seu lado pelo apoio demonstrado ao candidato do Chega à vice-presidência da Assembleia da República, já a posição do partido sobre o novo aeroporto de Lisboa tem algum melindre, em particular no distrito de Setúbal onde existem duas possibilidades de localização em cima da mesa.

PUB

O tema vai ser forçosamente abordado, na reunião desta quinta-feira, que decorre em Lisboa, pela voz do ex-líder distrital de Setúbal, Luís Rodrigues, que encabeçou uma lista ao Conselho Nacional no congresso de 1, 2 e 3 de julho, no Porto.

"Espero que o PSD tenha bom-senso e que não embarque em partidarites, independentemente de quem esteja numa Câmara ou noutra. Tem que ter o bom-senso de decidir o que é melhor para o país", irá defender Luís Rodrigues.

Para aquele conselheiro nacional, não chega o PSD ter definido uma metodologia. "Falta o mais importante. Que localização vamos avaliar? E que solução. Essa é a vaca fria. Que soluções vão ser avaliadas e se elas vão ser indicadas pela comissão que vai ser criada ou pelo poder político", vincou, ao JN, o ex-líder do PSD/Setúbal.

Luís Rodrigues ressalva, contudo, que Luís Montenegro "está a fazer bem o seu papel de oposição" perante o "desgoverno" socialista. E até concorda com o apoio do candidato do Chega a uma vice-presidência do Parlamento. "O Chega foi eleito democraticamente. É uma questão que está a ser alimentada pelo presidente da Assembleia da República", sustenta.

Já André Pardal, que também encabeçou uma lista ao Conselho Nacional, está focado no processo de remodelação interna do partido. "Uma das coisas que falei no congresso é que o partido precisa de se modernizar", recorda, concordando com Luís Rodrigues de que já é visível "uma nova forma de se fazer oposição", completamente "diferente da liderança de Rui Rio".

No Conselho Nacional desta quinta-feira vão ser votadas duas propostas de alteração ao regulamento do militante e ao Conselho Estratégico Nacional (CEN) que, na prática, revogam medidas adotadas pela liderança de Rui Rio.

"O princípio é o mesmo para as duas: fomentar a participação e simplificar a militância no PSD", explica o secretário-geral social-democrata Hugo Soares, vincando que as propostas cumprem o que foi estabelecido na moção que Luís Montenegro levou ao congresso do Porto.

No caso da militância, propõe-se acabar com a exigência de comprovativo de morada e de telemóvel para reativar a filiação (que fica suspensa após dois anos de falta de pagamento de quotas). Também não será ter um proponente para alguém se conseguir filiar no PSD.

"O comprovativo de morada inibia a recuperação de militantes", considera Hugo Soares, referindo que muitos são jovens que ainda vivem com os pais e não têm contas em seu nome.

No que diz respeito ao CEN, a ideia é "emagrecer" a sua estrutura e, por essa via, também "simplificar. "Os conselhos de estratégia distritais poderão ser mais ágeis se não tiverem um modelo fixo de organização", considera o secretário-geral do PSD.

As medidas em causa são bem-vistas por André Pardal. O conselheiro nacional ressalva, contudo: "É preciso ver se isto é o início de um processo de modernização ou se ficamos por aqui". Em resposta, Hugo Soares lembra apenas: "Na moção estratégica do dr. Luís Montenegro estava prevista uma revisão estatutária".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG