O Jogo ao Vivo

EUA

Mosquito que transmite Zika está em 30 estados

Mosquito que transmite Zika está em 30 estados

Pensava-se que o mosquito que transmite o vírus Zika habitava em 12 norte-americanos, mas afinal a dimensão do problema é maior. Está presente em 30 dos 50 estados.

Por isso, as autoridades sanitários dos EUA alertaram para o potencial impacto da propagação do zika no país. Afinal, "é mais alarmante" do que se previa inicialmente.

"O que vamos vendo sobre este vírus parece ser mais alarmante do que pensávamos inicialmente", declarou a médica Anne Schuchat, numa conferência de imprensa realizada na Casa Branca, em Washington.

A preocupação foi igualmente manifestada por Anthony Fauci, director dos Institutos Nacionais de Saúde, que explicou que o zika é um vírus muito pouco usual, ainda bastante desconhecido, no que toca ao seu efeito nos humanos.

Anna Schuchat referiu que está bastante preocupada com a situação de Porto Rico, onde se prevê que os casos proliferem até aos milhares e que haja "talvez milhares de bebés infetados".

Por enquanto, não há um grande número para infetados em solo norte-americano, mas "é preciso estarmos preparados", sublinhou.

O último balanço feito nos Estados Unidos reporta 346 casos de transmissão de zika mas todos eles associados a viajantes chegados de outras paragens. 32 deles foram diagnosticados em mulheres grávidas.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG