Patrulha

Navio "Viana do Castelo" parte para missão de três meses nos Açores

Navio "Viana do Castelo" parte para missão de três meses nos Açores

O navio-patrulha "Viana do Castelo" parte na tarde desta terça-feira em direção à Região Autónoma dos Açores, onde chegará na sexta "para efetuar uma missão na região durante os próximos três meses".

O navio é "uma das várias unidades navais que, permanentemente, assegura o dispositivo de busca e salvamento da Marinha na região dos Açores", apoiando ainda os órgãos de proteção civil regionais em caso de calamidade ou catástrofe, é referido em comunicado da Marinha.

O "Viana do Castelo" efetua também "ações de vigilância, patrulha e fiscalização marítima, com especial incidência nas áreas de reserva e áreas marinhas protegidas e a embarcações de bandeira comunitária que exercem a sua atividade no exterior das 100 milhas da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da região autónoma".

A missão da Marinha que arranca esta semana contribuirá "para a proteção do valioso ecossistema marinho da região dos Açores, bem como para a sustentabilidade dos recursos naturais para as futuras gerações, mitigando e dissuadindo eventuais tentativas de exploração indevidas dos recursos", lê-se na nota.

É indicado ainda que "o navio irá estar igualmente empenhado na monitorização de potenciais navios de investigação científica que possam estar a operar na região sem a devida autorização do Estado português".