Pandemia

Novo máximo: mais de 400 mil testes à covid num só dia

Novo máximo: mais de 400 mil testes à covid num só dia

Desde o início da pandemia, já foram efetuados cerca de 26,5 milhões de testes de diagnóstico.

Portugal bateu, a 30 de dezembro, um novo recorde de testagem diária, com 402.756 testes realizados e uma taxa de positividade de 9,2%. Do total, 307.698 (76%) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, anunciou este sábado o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA). Desde o início da pandemia, já foram efetuados no país cerca de 26,5 milhões de testes de diagnóstico ao novo coronavírus, número que não inclui autotestes.

No mesmo comunicado, o INSA adiantou que, desde 1 de dezembro, o país contabilizou mais de cinco milhões de testes (3,6 milhões de TRAg), "valor relacionado com as medidas decorrentes da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157/2021, de 27 de novembro, nas quais se inclui a necessidade de apresentação de teste negativo no acesso a determinados serviços ou locais, bem como o aumento de pontos de testagem em todo o país".

Os TRAg nos laboratórios e farmácias que aderiram ao regime excecional de comparticipação voltaram a ser gratuitos desde 19 de novembro, face ao aumento de casos de infeção registados no país.

Em 21 de dezembro, e tendo em conta a quadra festiva, o Governo decidiu aumentar de quatro para seis o número de testes que cada pessoa podia fazer mensalmente, mas a comparticipação voltou, a partir de hoje, a ser limitada a quatro testes por utente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG