Exclusivo

Novo sistema previne acidentes com tratores

Novo sistema previne acidentes com tratores

Avisa o condutor do nível de risco e alerta autoridades em caso de sinistro. Empresas, Universidade de Aveiro e Politécnico de Viseu querem concluir projeto até 2023.

Empresas e universidades juntaram-se para criar um equipamento que ajudará a prevenir acidentes com tratores, a principal causa de morte no trabalho agrícola. O AgroBoxSafe irá recolher dados do veículo e do condutor, avisando quem está no terreno do nível de risco que corre e lançando um alerta em caso de acidente. Nos últimos três anos (entre 2018 e 2020), de acordo com dados da GNR, morreram 157 pessoas em acidentes com veículos e máquinas agrícolas. Só na última segunda-feira duas pessoas em sinistros ocorridos em Pombal e Vinhais. E anteontem mais três ficaram gravemente feridas em Famalicão e Mogadouro.

A maioria dos acidentes com vítimas mortais deve-se a "capotamentos de veículos que não têm estrutura de segurança", como o arco de Santo António, diz Augusto Ferreira, técnico da Confagri - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG