Balanço

Número de casos de legionela sobe para 88

Número de casos de legionela sobe para 88

Subiu para 88 o número de infetados no surto de legionela que está a afetar os concelhos de Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Nas últimas 24 horas, deu entrada mais um doente no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPV/VC). São, agora, 12 os internados. Dez pessoas já morreram desde o início do surto, a 29 de outubro.

Depois de quatro dias sem novos infetados, na quinta-feira, explicou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS/Norte), surgiu um novo caso no CHPV/VC. Dado o quadro clínico, o doente acabou por ficar internado.

São, agora, 12 os internados nos hospitais Pedro Hispano, em Matosinhos (5) e S. João, no Porto (4) e no CHPV/VC (3).

Recorde-se que, na sequência do surto, foram encerradas as torres de duas empresas, suspeitas de estarem na origem do surto: a Longa Vida e a Ramirez, respetivamente nos dias 10 e 11 de novembro. Entretanto, as análises do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) viriam a confirmar a presença de Legionella pneumophila apenas na torre da Longa Vida, mas a verdade é que, mais de 15 dias depois, não há ainda confirmação da "correlação entre a presença desta bactéria nas torres de refrigeração e a origem do surto".

A ARS/Norte mantém-se em silêncio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG