IPMA

Oito distritos sob aviso vermelho devido ao calor. Mar preocupa em Faro

Oito distritos sob aviso vermelho devido ao calor. Mar preocupa em Faro

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, a partir das 9 horas desta terça-feira.

O aviso vermelho, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima, vai estar em vigor até às 18 horas de quarta-feira, passando depois a laranja.

De acordo com o IPMA, o aviso vermelho corresponde a "uma situação meteorológica de risco extremo".

PUB

Face às previsões, quase todo o território de Portugal continental apresenta hoje um perigo máximo e muito elevado de incêndio rural.

O IPMA emitiu também aviso laranja para os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja por causa do tempo quente a partir das 9 horas até às 18 horas de quarta-feira.

O distrito de Faro está sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima (até às 18 horas de quarta-feira) e devido à previsão de agitação marítima, com ondas de sueste com dois metros (até às 15 horas).

Devido às previsões meteorológicas dos próximos dias que apontam para o agravamento do risco de incêndios rurais, Portugal continental entrou hoje à meia-noite em situação de contingência.

A declaração da situação de contingência começou às 00:00 de hoje e deverá terminar às 23:59 de sexta-feira, mas, como já indicou o Ministério da Administração Interna (MAI), poderá "ser prolongada caso seja necessário" e "não exclui a adoção de outras medidas que possam resultar da permanente monitorização da situação".

Esta situação de tempo muito quente resulta da circulação de uma massa de ar muito quente e seca, originária no norte de África, que irá persistir até sexta-feira, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, com exceção do litoral.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG