Exclusivo

Os seis líderes da oposição nas maiorias absolutas

Os seis líderes da oposição nas maiorias absolutas

Seis dirigentes do PS e PSD fizeram frente a governos de maioria absoluta. Guterres e Jorge Sampaio vingaram. Sociais-democratas tiveram três presidentes durante o mandato de José Sócrates.

Foram seis os líderes de oposição durante governos de maioria absoluta. Mas dois socialistas chegaram ao Governo e a Belém: António Guterres e Jorge Sampaio. Fazer oposição a um Governo maioritário tem sido mais difícil para o PSD, apesar de ser o partido que conquistou quatro das cinco maiorias absolutas que o país teve antes do resultado agora alcançado pelo PS. A história diz que, na oposição, os líderes sociais-democratas não resistem muito tempo. No mandato de José Sócrates, o PSD teve três presidentes.

Ser líder da oposição numa altura de maioria absoluta é uma função de desgaste. Politicamente, são logo vistos como líderes de transição, que não chegam a concorrer em legislativas. Foi isso que aconteceu no PSD, embora até nem tenha sido só pela dificuldade em fazer frente à maioria absoluta de José Sócrates, eleito após a queda do Executivo de Pedro Santana Lopes (2005), numas legislativas em que o PS conquistou 121 deputados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG