Fátima

Papa canoniza pastorinhos no 13 de maio

Papa canoniza pastorinhos no 13 de maio

Milagre atribuído a Jacinta e Francisco foi aprovado, falta ainda aprovar canonização.

O Papa Francisco deverá aproveitar a vinda ao Santuário de Fátima, este 12 e 13 de Maio, para anunciar a canonização dos pastorinhos, adiantaram ao JN fontes ligadas à Igreja portuguesa em Roma.

O decreto de aprovação do milagre atribuído aos Pastorinhos foi emitido esta quinta-feira. Porém, e para que Jacinta e Francisco Marto sejam decretados santos, é necessária a publicação de um outro decreto, do Papa. Esse decreto, explicam as mesmas fontes, deverá ser tornado público a 20 de abril - dia em que o Papa Francisco preside a um Consistório ordinário, uma reunião de cardeais que acontece regularmente e que, entre outros assuntos, serve para aprovar canonizações.

A ser assim, é quase certo que o Papa anunciará a canonização em Fátima. "Entre 20 de abril e 13 de maio, há tempo suficiente para ultimar o processo", explica uma das fontes eclesiásticas ouvidas pelo JN. Esta quinta-feira, a imprensa italiana também avança a possibilidade de a canonização ter lugar em Portugal durante a visita de Francisco a Fátima. Recorde-se que o Papa estará em Portugal menos de 24 horas e só visitará o Santuário.

A 13 de maio de 2000, o João Paulo II também veio a Fátima para anunciar a beatificação dos dois Pastorinhos. Há 17 anos, e na sua terceira peregrinação ao Santuário, o Papa polaco anunciou a beatificação e tornou público, através do seu Secretário de Estado, a terceira parte do Segredo de Fátima.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG