Religião

Papa em visita recorde de seis dias a Portugal

Papa em visita recorde de seis dias a Portugal

Estadia para a Jornada Mundial da Juventude deverá incluir visita a Fátima a 3 e 4 de agosto, onde se espera que seja anunciada a beatificação da irmã Lúcia.

Acompanhando centenas de milhares de jovens de todo o mundo, o Papa vai estar em Portugal entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se vai realizar em Lisboa, naquela que será a visita mais longa de um Papa a Portugal. João Paulo II, que esteve por três vezes no país, ficou no máximo quatro dias, em 1982, ano em que foi vítima de um atentado durante a procissão das velas em Fátima. Ao que o JN apurou, a estadia de Francisco deverá incluir uma visita ao Santuário mariano nos dias 3 e 4 de agosto.

O encontro, presidido pelo Papa, será a segunda visita de Francisco a Portugal, depois de, em 2017, ter presidido à canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta em Fátima, onde celebrou também o centenário das aparições de 1917. "O Papa Francisco, tal como o Papa Bento XVI e João Paulo II, responde sempre que o Sucessor de Pedro vai estar, sem nome específico. É para o nosso país um momento muito importante a presença do Papa durante uma semana", referiu D. Américo Aguiar, responsável pela jornada mundial.

PUB

"O Papa tem manifestado o desejo de, estando em Portugal, se deslocar a Fátima. Não sabemos ainda é se será no início, no meio ou no fim", acrescentou D. Américo. De acordo com a agenda das jornadas, tudo indica que Francisco terá "livres" os dias 3 e 4 de agosto.

1.º encontro a 2 de agosto

O objetivo principal é presidir ao encontro mundial da juventude e o primeiro encontro com os jovens está marcado para o dia 2 de agosto. No fim de semana de 5 e 6, as maiores cerimónias terão lugar no Parque do Tejo, junto ao rio. Tradicionalmente, há uma vigília noturna com o Papa na véspera do encerramento das jornadas, com os jovens a dormirem no recinto.

No dia seguinte, há uma missa campal, onde é anunciado o local das Jornadas seguintes. Apenas quarta e quinta-feira ficaram sem atividades marcadas com os jovens. Em Fátima, espera-se que o Papa Francisco anuncie a beatificação de Irmã Lúcia. "O processo de beatificação abrandou por causa da pandemia mas, se não for antes, esperamos que em 2023 seja oficialmente anunciada a beatificação", disse ao JN fonte próxima do processo.

No Vaticano, na Congregação para as Causas dos Santos, para além da Irmã Lúcia, há processos para a beatificação e canonização de cerca de 30 portugueses.

As JMJ estiveram marcadas para 2021 mas foram adiadas por causa da pandemia. Os encontros com os jovens foram criados por João Paulo II e realizaram-se, pela primeira vez, em Roma, em 1986. As últimas, aconteceram no Panamá, em 2019.

VISITAS

Papa Bento XVI

O Papa alemão esteve em Portugal, de 11 a 14 de Maio, em 2010. Rezou no Santuário de Fátima e celebrou o 10.º aniversário da beatificação de Francisco e Jacinta. Visitou Lisboa, Porto e foi recebido por Cavaco e Sócrates.

Papa João Paulo II

Esteve em Portugal em 1982, 1991 e 2000. João Paulo II agradeceu à Senhora de Fátima tê-lo salvado de um atentado em 1981, e quase sofreu outro na procissão de velas. Esteve em Lisboa, Coimbra, Porto e Braga.

Papa Paulo VI

A 13 de Maio de 1967, Paulo VI presidiu às celebrações do 50.º aniversário das aparições de 1917. Conheceu a Irmã Lúcia e rezou "humilde e fervorosamente pela paz na Igreja e pela paz no mundo".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG