Religião

Papa Francisco aprova canonização dos pastorinhos

Papa Francisco aprova canonização dos pastorinhos

O Papa Francisco aprovou, esta quinta-feira, o milagre necessário para a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, anunciou a Santa Sé.

A confirmação do milagre que leva à canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto estava dependente do parecer da Comissão de Teólogos, o último passo do processo antes da homologação por parte do Papa.

O reconhecimento de um milagre segue normas processuais estabelecidas em 1983. Primeiro, a congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) promove uma consulta médica para verificar se a cura em causa é inexplicável à luz da ciência. Depois, o caso é avaliado por teólogos, cardeais e bispos. Finalmente, cabe ao Papa reconhecer o milagre.

"Alegramo-nos com este passo decisivo para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto. Aguardamos agora com serenidade a decisão do Papa Francisco relativamente ao anúncio da data e do lugar para essa canonização", referiu o reitor do Santuário de Fátima.

Numa nota publicada na página do santuário na Internet lê-se ainda que a canonização "é a confirmação, por parte da Igreja de que alguém é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG