Exclusivo

Passe gratuito já é usado por mais de 60 mil ex-combatentes e viúvas

Passe gratuito já é usado por mais de 60 mil ex-combatentes e viúvas

Há mais de 60 mil pessoas, entre antigos combatentes e viúvas, que utilizam os transportes públicos de forma gratuita. A medida abrange as áreas metropolitanas de Lisboa (cerca de 37 mil passes emitidos) e Porto (cerca de 26 mil) e as 21 comunidades intermunicipais. Mas a existência de limites de distâncias às viagens tem gerado descontentamento entre associações e antigos combatentes.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, os ex-combatentes estão descontentes com estas restrições às viagens e entendem que não precisam de passes porque "devido à idade, muitos já têm descontos". Augusto Silva defende que deviam ter isenção de custos a nível nacional de modo a abranger também as pessoas que vivem fora das cidades.

Também o presidente do Congresso Nacional de Antigos Combatentes, José Maria Monteiro, diz que os antigos combatentes deviam usufruir da "gratuitidade de todos os transportes em todas as redes nacionais públicas", considerando estes limites incompreensíveis. José Maria Monteiro diz que há países onde os ex-soldados podem circular em todos os transportes, apresentando apenas o cartão de antigo combatente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG