Nacional

Passos confia num "plano credível para Grécia" que evite "efeito sistémico"

Passos confia num "plano credível para Grécia" que evite "efeito sistémico"

O primeiro-ministro afirmou, esta segunda-feira, confiar que a cimeira europeia desta quarta-feira vai afastar a "incerteza", com um "plano credível para a Grécia" e decisões para proteger os restantes países da zona euro de um "efeito sistémico".

"Tenho testemunhado o interesse e o compromisso de chefes de Estado e de Governo em retirar esta incerteza que tem pairado na Europa da nossa frente. Estou convencido que quarta-feira quando nos voltarmos a encontrar em Bruxelas teremos conseguido um plano credível para a Grécia", afirmou Pedro Passos Coelho, no Instituto de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa.

"E teremos, em simultâneo, tomado as decisões que são relevantes para proteger os países do euro de todo o efeito sistémico que tem vindo a ser gerado a partir da instabilidade grega", acrescentou o primeiro-ministro, numa intervenção na cerimónia de apresentação da associação Plataforma para o Crescimento Sustentável.

Passos Coelho reforçou que tem "a certeza" de que serão encontrados "mecanismos" a pensar nos "países que estão com mais dificuldades como é o caso de Portugal e da Irlanda" e em "outros países que têm vindo a ser afectados por esta incerteza".

"Encontraremos, portanto, condições para que eles tenham forma de ter uma banca recapitalizada que faça face a todas as dificuldades e ao mesmo tempo que possamos tomar as medidas adequadas para que os desequilíbrios que existem dentro da área euro possam ser corrigidos", concluiu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG