OE2022

Pensões até 1108 euros têm aumento extra com retroativos a janeiro

Pensões até 1108 euros têm aumento extra com retroativos a janeiro

Os pensionistas que recebem até 1108 euros por mês vão ter este ano um aumento extraordinário até 10 euros com retroativos a janeiro, confirma a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) entregue no parlamento.

"Em 2022, o Governo procede a uma atualização extraordinária das pensões, com efeitos a 1 de janeiro de 2022", pode ler-se na proposta orçamental.

Segundo o documento, a atualização extraordinária "é efetuada pelo valor de 10 euros por pensionista, cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 2,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais (IAS)", ou seja, 1108 euros. O valor da atualização automática que foi efetuada em janeiro é incorporado no valor da atualização extraordinária.

PUB

"Esta é seguramente uma das medidas que mais nos convocou para a aceleração da aprovação deste orçamento", referiu Fernando Medina, em conferência de imprensa, no Ministério das Finanças, após a entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2022 na Assembleia da República. Para o novo titular da pasta das Finanças, trata-se de uma medida "da maior importância", para que aqueles pensionistas possam fazer face ao aumento dos custos dos bens e viverem "com um pouco mais de dignidade".

Em janeiro, as pensões foram atualizadas de acordo com a lei que tem em conta a inflação e o crescimento económico com aumentos entre 1% e 0,24%. O aumento extraordinário já tinha sido anunciado pelo Governo e deverá chegar a mais de dois milhões de pensionistas e terá um custo de cerca de 200 milhões de euros, de acordo com o executivo. Em 2021, o aumento extraordinário foi pago aos pensionistas que recebem até 658 euros (1,5 IAS).

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG