Covid-19

Especialistas preparam proposta para o Governo sobre alívio das restrições

Especialistas preparam proposta para o Governo sobre alívio das restrições

O documento está a ser trabalhado, mas ainda não há data marcada para nova reunião de especialistas no Infarmed.

O grupo de peritos que tem aconselhado o Governo sobre a estratégia contra a covid-19 está a trabalhar numa proposta para sugerir o alívio das restrições. Apesar dos avanços dos especialistas, ainda não há uma data prevista para a reunião no Infarmed, adiantou fonte do Governo ao JN.

Óscar Felgueiras, matemático e membro do grupo de peritos, afirmou que "estão a analisar a situação [pandémica]", mas não há nenhuma reunião agendada. Embora o encontro possa estar para breve, admitiu.

Em declarações ao semanário "Expresso", Raquel Duarte, pneumologista e coordenadora do grupo de peritos, revela que estão "a trabalhar numa proposta para levantar restrições". "Temos uma situação favorável e é altura de mudar o paradigma, com cautela", acrescentou.

Também o matemático ouvido pelo JN defende que a pandemia tem evoluído "favoravelmente" e é possível "o levantamento de restrições", embora não adiante quais as medidas que poderão estar em causa.

Desde esta segunda-feira que é permitido entrar em Portugal sem a obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo à covid-19, desde que se tenha o certificado digital da União Europeia ou um comprovativo de vacinação reconhecido.

PUB

Raquel Duarte prevê que o "caminho da normalidade" se faça, por exemplo, na testagem limitada aos grupos mais vulneráveis e às situações de risco. Por outro lado, a máscara deverá manter-se no interior e nos "locais de maior risco".

Também na semana passada, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, referiu uma eventual redução do isolamento e até o fim do confinamento para casos assintomáticos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG