Ucrânia

Plataforma reúne ajuda para alojamento, medicamentos e trabalho

Plataforma reúne ajuda para alojamento, medicamentos e trabalho

Já está disponível uma plataforma que serve de ponto de encontro entre quem precisa de ajuda e quem quer disponibilizar alojamento, medicamentos e ofertas de trabalho.

A plataforma online global destinada a ajudar a partir de Portugal os cidadãos ucranianos, incluindo os que estão em fuga, foi disponibilizada esta tarde no site www.wehelpukraine.org e está também presente nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Linkedin. A ideia é ligar esses cidadãos às organizações que podem fornecer apoio.

Segundo disse ao JN o porta-voz do movimento, Hugo de Sousa, o site será atualizado de hora em hora com novos contributos.

Segundo os promotores da iniciativa, o projeto que arrancou em Portugal este sábado já mobilizou dezenas de pessoas e organizações para gerir a plataforma, que funcionará como um "airbnb" para encontrar e disponibilizar um alojamento, medicamentos e ofertas de trabalho.

Está ainda disponível um centro de contacto em inglês, português e ucraniano para atendimento por telefone, email, mensagens instantâneas, videoconferência e outros canais de comunicação.

"Num muito curto espaço de tempo, e por impulso de Hugo de Sousa, dezenas de pessoas, empresas e organizações juntaram-se para pôr em movimento esta plataforma" que é sobretudo "uma resposta do mundo livre às atrocidades de uma guerra sem sentido nem razão e também uma afirmação civilizacional", explica um comunicado.

Para ajudar basta aceder ao site a www.wehelpukraine.org e selecionar a opção desejada.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG