Meteorologia

País em alerta: máximas de até 45 graus para o fim de semana

País em alerta: máximas de até 45 graus para o fim de semana

A temperatura vai subir a partir desta terça-feira, esperando-se valores máximos acima dos normais para a época, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, que alerta também para a chegada de poeiras provenientes do norte de África.

Em comunicado hoje divulgado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma pequena subida da temperatura, que se acentua a partir de quarta-feira, e uma ligeira nebulosidade matinal no litoral oeste.

Segundo o IPMA, os valores da temperatura máxima deverão situar-se acima dos valores normais para a época, genericamente acima dos 35 graus, com exceção da costa sul do Algarve, onde os valores deverão ser da ordem dos 30 graus, e do interior do Alentejo, Vale do Tejo e Beira Baixa, onde se deverão situar entre os 40 e os 45 graus.

Os valores da temperatura mínima têm igualmente tendência para uma subida gradual, atingindo no final da semana valores próximos ou superiores a 20 graus, na generalidade do território. Acompanhe as temperaturas aqui.

De acordo com o IPMA, a partir de quarta-feira, são esperadas também poeiras em suspensão, provenientes do norte de África, que deverão afetar a região sul do país, pelo que o céu deverá apresentar um tom amarelado.

Nove distritos em aviso vermelho apartir de quinta-feira

PUB

Nove distritos do país vão estar em aviso vermelho, o mais grave, a partir de quinta-feira por causa do calor. De acordo com o IPMA, o aviso laranja, que vai estar ativo a partir de quarta-feira de manhã, passa a vermelho na quinta-feira nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Santarém, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga, por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso vermelho ficará ativo a partir das 10.59 horas de quinta-feira nos distritos de Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre e nos restantes distritos apenas entra em vigor às 23.59 de quinta-feira. Em todos os casos o aviso vermelho vigora até às 5.59 de sexta-feira.

Além destes avisos, o IPMA emitiu aviso laranja a partir das 10.59 de quinta-feira para os distritos de Viseu, Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra, até às 5.59 de sexta-feira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG