Covid-19

População residente em Portugal com imunidade de 86,4%

População residente em Portugal com imunidade de 86,4%

A prevalência de anticorpos contra ​​​​​​​SARS-CoV-2 na população residente em Portugal foi de 86,4%, sendo 7,5% atribuível a infeção anterior, revela a terceira fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo uma nota enviada às redações, existe uma maior imunidade à covid-19 na população entre os 50 e os 59 anos (96,5%), nos indivíduos com ensino superior (96,0%) e nos indivíduos com duas ou mais doenças crónicas (90,8%).

Por outro lado, os grupos etários abaixo dos 20 anos foram aqueles em que se observaram seroprevalências totais mais baixas. Além disso, as regiões em que a população tem uma menor imunidade à covid-19 são o Algarve e os Açores (80,2% e 84,0%, respetivamente).

Em relação à prevalência de anticorpos pós-infeção, o inquérito indica valores mais baixos do que os obtidos na segunda fase. Isto deve-se, segundo o INSA, ao "decaimento de anticorpos específicos para o SARS-CoV-2 ao longo do tempo pós-infeção". Este padrão foi observado na maioria dos grupos etários e regiões, à exceção do grupo etário entre um e nove anos e nas regiões do Algarve e Açores.

De notar ainda que os anticorpos foram mais elevados nas pessoas com três doses de vacina e naquelas que foram vacinadas e tiveram uma infeção, tendo sido os valores mais baixos estimados para o grupo de pessoas com uma dose única de vacina e sem infeção. Os anticorpos neutralizantes foram mais elevados nas pessoas vacinadas com as vacinas de mRNA (Pfizer e Moderna).

Desenvolvido e coordenado pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, em parceria com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos, Associação Portuguesa de Analistas Clínicos e com 36 Unidades do Serviço Nacional de Saúde, o estudo analisou uma amostra de 4545 pessoas residentes em Portugal, recrutadas entre 28 de setembro e 19 de novembro de 2021.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG