Pandemia

Portugal com 19 casos de infeção associados à ómicron

Portugal com 19 casos de infeção associados à ómicron

O país tem mais cinco casos confirmados de covid-19 associados à nova variante ómicron. Todos estão relacionados com o surto de covid-19 na equipa da B-SAD.

A informação foi revelada pela diretora-geral da Saúde à RTP e confirmada pela Direção-Geral da Saúde ao JN. Outros casos estão a ser investigados pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge (INSA). Graça Freitas disse ainda que o número de casos diários de covid-19 pode duplicar até ao Natal, podendo chegar às oito mil infeções por dia.

Neste momento, e tendo em conta os números revelados esta quarta-feira pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, sigla em inglês), Portugal é agora o país da União Europeia com mais casos relacionados com a nova variante.

A ómicron é considerada uma "variante de preocupação" pela Organização Mundial de Saúde. Após ser detetada pela primeira vez na África do Sul, a 11 de novembro, a nova variante motivou o levantamento de várias restrições nas viagens entre países. O território nacional suspendeu temporariamente os voos para países da África Austral, incluindo Moçambique. Por outro lado, a Suíça e Hong Kong também aplicaram medidas restritivas a passageiros oriundos de Portugal.

A variante é a que apresenta mais mutações até agora, sendo ainda desconhecido se poderá criar doença grave, aumentar o risco de transmissibilidade ou até diminuir a efetividade das vacinas.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG