Conferência de imprensa

Marta Temido: "Não há motivo para preocupação" sobre máscaras da China

Marta Temido: "Não há motivo para preocupação" sobre máscaras da China

A ministra da Saúde tranquilizou sobre respiradores da China que não serão adequados: "Não há motivo para preocupação"

Sobre as máscaras compradas à China que causaram alarme no Hospital de Gaia e que foram retiradas de utilização na sexta-feira - a manchete de hoje da edição impressa do "Jornal de Notícias" - Marta Temido disse estar a "acompanhar a situação", acrescentando que o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho já "esclareceu o contexto". "O respirador em causa obedece a critérios similares e equiparáveis às normas europeias e norte-americanas, estando em total conformidade com os requisitos necessários para filtragem bio-aerossóis", disse. O respirador está a "a ser utilizado por todos os países que combatem" a pandemia, não havendo, neste momento, "motivo para preocupação", completou a ministra, na conferência de imprensa de hoje, em que esteve também a diretora-geral da Saúde.

Máscaras, testes e zaragatoas e ventiladores chegam a Portugal

Marta Temida disse que, só este sábado, "serão recebidas três milhões de máscaras cirúrgicas e 400 máscaras FFP2". E recomendou a sua utilização a todas as pessoas com sintomas que trabalham em instituições de saúde e, fora das instituições de saúde, a profissionais ou outros que possam contactar com doentes de Covid-19 ou material contaminado, dando o exemplo de funcionários de lares e redes de cuidados continuados, cuidadores de doentes de risco e doentes imunodeprimidas.

Também hoje chegam a Portugal 260 mil testes e 80 mil zaragatoas. "Nos últimos dias temos tido falta de zaragatoas, em vários pontos do sistema, sejam entidades públicas, sejam entidades privadas", admitiu a governante. No domingo, fruto de "aquisição" e "doação", chegam ainda "144 ventiladores novos" de uma encomenda de cerca de 1500.

Capacidade para mais de 10 mil testes de diagnóstico por dia

De acordo com a ministra da Saúde, Portugal consegue fazer, a cada dia, 10970 testes de diagnóstico à Covid-19. Desses, 6780 dizem respeito à capacidade das unidades do Serviço Nacional de Saúde e 4190 à do setor privado. Temido adiantou que, entre 1 de março e 1 de abril, foram feitos mais de 88 miltestes de diagnóstico no país, "67% no público e 43% no privado".

Cada infetado contagiou "pouco menos de duas pessoas"

De acordo com os cálculos da DGS, cada português infetado com Covid-19 infetou em média, entre 21 de fevereiro e 16 de março, "pouco menos de duas pessoas". Mostrando que "o surto estava a crescer", o número (1,81) era "inferior" ao que já tinha sido registado. "É evidente que todas estas estimativas estão sujeitas a um elevado grau de incerteza", mas os dados mostram que há "um resultado inequívoco" de que todos os esforços de contenção do vírus estão a resultar.

Destacando a importância do reforço da resposta ao nível da saúde mental, Temido garantiu que esse trabalho está a ser feito, lembrando que já foram ativados gabinetes regionais de crise. "Todos temos medo, mas este é o momento de equilibrar o medo com a coragem: a coragem de ficar em casa, a coragem de continuar a ajudar os outros, desde que devidamente protegidos, a coragem de pedir ajuda quando precisamos dela", disse a ministra, reconhecendo que a saúde mental é uma "componente essencial das respostas em saúde".

Linha de apoio

A Ordem dos Psicólogos e a fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio dos serviços partilhados do Ministério da Saúde estão, desde 1 de abril, a prestar apoio telefónico, através da linha SNS24, chegando aos "cidadãos em geral e aos profissionais". Em comunicado, a Fundação Calouste Gulbenkian avança que a linha de aconselhamento psicológico conta com 63 novos psicólogos que prestam aconselhamento, "quer a profissionais de saúde, proteção civil e forças de segurança, quer à população em geral". Ajudar a gerir emoções negativas e "reforçar o sentimento de segurança da população e dos cuidadores" são os principais objetivos.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG