Pandemia

Portugal com evolução positiva quanto a casos de covid-19 em lares

Portugal com evolução positiva quanto a casos de covid-19 em lares

A ministra da Saúde disse esta quarta-feira que Portugal tem registado uma evolução positiva relativamente a casos de covid-19 em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e que estes espaços têm sido uma das maiores preocupações em vários países.

Em conferência de imprensa, Marta Temido adiantou que em abril existiam casos de covid-19 em 360 ERPI, enquanto atualmente os dados apontam para a sua existência em 69 estruturas.

Portugal tem, segundo a ministra, um total de 2526 lares para idosos nos quais estão institucionalizadas 99.234 pessoas e onde trabalham 60 mil profissionais.

"As estruturas residenciais para idosos são em Portugal uma das maiores preocupações face a sua vulnerabilidade especial. Desde o primeiro momento estabelecemos um conjunto de regras de articulação de diversos atores porque se tratam de estruturas com tutela própria e com enquadramento privado ou social", disse.

Portugal regista hoje mais três mortes por covid-19 e 278 novos casos de infeção em relação a terça-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Duas das mortes ocorridas nas últimas 24 horas ocorreram na região Norte e uma na região de Lisboa e Vale do Tejo. As três vítimas são mulheres e tinham mais de 80 anos.

Atualmente existem 12.519 casos ativos de covid-19 e 161 surtos, dos quais 42 na região norte, 8 na região do centro, 82 em Lisboa e Vale do Tejo, 13 na região do Alentejo e 16 na região do Algarve.

O número de pessoas internadas é de 367, mais duas do que na véspera, e nos cuidados intensivos estão 40 pessoas, mais cinco.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG