Incêndios

Portugal envia ajuda para combater incêndio em Espanha

Portugal envia ajuda para combater incêndio em Espanha

Portugal vai enviar mais de 100 operacionais e 30 veículos para ajudar no combate ao fogo florestal que lavra há três dias sem controlo na província espanhola da Extremadura.

Este incêndio, que as autoridades espanholas acreditam ter tido mão criminosa, já levou à retirada de cerca de 2400 pessoas.

"Está prevista para as 18.00 horas a saída de uma coluna nacional da base de apoio logístico de Castelo Branco, composta por três grupos de combate a incêndios florestais com mais de 100 operacionais e mais de 30 veículos", disse à Agência Lusa fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

O fogo, que deflagrou na quinta-feira na Sierra de Gata, já consumiu mais de 6.500 hectares e é combatido por centenas de bombeiros de várias regiões de Espanha, apoiados por 16 helicópteros e aviões de combate a incêndios.

Cerca de mil habitantes da aldeia de Hoyos foram retirados este sábado das suas casas, juntando-se aos cerca de 1400 retirados na sexta-feira de outras duas aldeias próximas, informou hoje o governo regional da Extremadura (oeste) num comunicado.

Segundo os bombeiros, o vento forte e em constante mudança de direção está a dificultar o combate, assim como a condensação do fumo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG