Covid-19

Portugal "muito perto" de ter 75% de população totalmente vacinada

Portugal "muito perto" de ter 75% de população totalmente vacinada

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, disse, esta sexta-feira, que Portugal "está muito perto" de atingir os 75% de população totalmente vacinada, sendo que perto de 85% já tem a primeira dose.

"Estamos a atingir percentagens cada vez mais altas naturalmente e, de alguma forma, estaremos razoavelmente perto de atingir os 85% de população vacinada com a primeira dose, sendo que estaremos nas duas doses muito perto dos 75%", disse o governante durante uma visita ao centro de vacinação de Paredes, no distrito do Porto.

Por esse motivo, Diogo Serras Lopes considerou que o país está "mesmo por dias ou no máximo por semanas" de atingir o segundo objetivo proposto, depois do primeiro ter sido alcançado "há algum tempo".

O processo de vacinação e as metas que foram sendo estipuladas, embora tenham sofrido um ou dois atrasos com a demora da entrega de vacinas, foram "claramente cumpridas", sublinhou, elogiando o "trabalho absolutamente excecional" do Serviço Nacional de Saúde (SNS). "Eu diria que este processo está a encaminhar-se para um processo de finalização, pelo menos até serem decididas novas questões relativamente à vacina", frisou.

Fazendo uma retrospetiva, o secretário de Estado da Saúde recordou que, no início do ano, existiam "imensas dúvidas" sobre se o SNS seria ou não capaz de realizar este processo de inoculação.

E, num trabalho conjunto envolvendo câmaras municipais e diferentes ministérios, foi possível, referiu, dizendo que "a grande lição" que se pode retirar deste processo é que quando se trabalha em conjunto "todas as coisas são possíveis".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG