Solidariedade

Portugueses doam 10 mil euros para ajudar a comprar medicamentos

Portugueses doam 10 mil euros para ajudar a comprar medicamentos

A Associaçao Dignitude angariou mais de 10 mil euros para ajudar famílias carenciadas na compra de medicamentos fundamentais no tratamento de doenças. O "Programa abem", que pedia a doação de 1 euro, contou com mais de 8 mil contributos.

Entre os dias 16 e 25 de maio, a Associaçao Dignitude levou a cabo o Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, com o objetivo de recolher fundos para a compra de medicamentos.

Esta campanha, que pedia a doação de 1 euro para o Fundo Solidário Abem, contou com mais de oito mil donativos e conseguiu arrecadar um total de 10.715,67€.

Este valor irá beneficiar 107 pessoas em situação de carência económica que necessitam de medicamentos essenciais que, de outra forma, seriam muito difíceis de obter.

Esta ajuda é muito importante porque "muitas famílias têm grande dificuldade em fazer face às suas despesas de saúde, tendo muitas vezes que optar entre a compra de medicamentos e a compra de outros bens essenciais", revela em comunicado Maria de Belém Roseira, associada fundadora da Associação Dignitude.

O fundo, que já beneficiou mais de 15 mil famílias, "permite-lhes obter sem custos a sua medicação e o consequente cumprimento da terapêutica", que com o uso contínuo e adequado diminui emergências clínicas e internamentos considerados evitáveis.

Com este programa que facilita o acesso a medicamentos estima-se já se terem poupado mais de 15 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde em quatro anos, num período compreendido de maio de 2016 a dezembro de 2020.

PUB

Desde 2016, a Associação Dignitude já ajudou com o programa "1€ abem" mais de 28 mil pessoas a comprar medicamentos vitais para a sua saúde.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG