O Jogo ao Vivo

Comunidades

Portugueses "tranquilos" com chegada do Brexit

Portugueses "tranquilos" com chegada do Brexit

Secretário de Estado das Comunidades garante manutenção de direitos de emigrantes lusos no Reino Unido mesmo após saída da União Europeia.

Os cidadãos portugueses no Reino Unido irão continuar a beneficiar do estatuto de mobilidade e com isso aceder aos direitos sociais nos mesmos termos em que usufruíam até hoje, afirmou esta quinta-feira o secretário de Estado das Comunidades na Conferência JN Turismo da Saudade, em Vila Nova de Gaia. Também os cidadãos britânicos a residir em Portugal irão manter os mesmos direitos.

Segundo José Luís Carneiro, os emigrantes portugueses estão hoje "mais informados e tranquilos" e, "a confirmarem-se as informações que temos, todos os direitos ficarão salvaguardados". Todavia, aconselhou o governante, deverão inscrever-se nos serviços consulares e na segurança social britânica e lerem semanalmente as informações constantes no portal das comunidades portuguesas.

"Haverá dois tipos de estatuto: os residentes permanentes, que vivem no há mais de cinco anos consecutivos no Reino Unido, e os não permanentes, que chegaram há menos de cinco anos. A inscrição nos serviços consulares e na segurança social é tida em consideração para depois poderem beneficiar de todos os direitos sociais: escola pública, acesso às universidades, proteção no trabalho, na velhice com pensões e o reagrupamento familiar", explicou o secretário de Estado, salientando que o grande pico de procura de informação ocorreu logo após o referendo. "Hoje, a comunidade está tranquila", assegurou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG