Saúde

Primeiro infetado com Covid-19 nos Açores

Primeiro infetado com Covid-19 nos Açores

A Autoridade de Saúde dos Açores anunciou na madrugada deste domingo que foi detetado o primeiro caso de resultado positivo para infeção pelo novo coronavírus.

Num comunicado divulgado na página do Gabinete de Apoio à Comunicação Social, a autoridade de saúde regional adiantou que se trata de uma mulher de 29 anos, residente na ilha Terceira, que terá estado em Amesterdão, na Holanda, e em Felgueiras. "Neste momento, apresenta situação clínica estável e está internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira", adianta a mesma nota, acrescentando que "o resultado positivo aguarda contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge".

A Autoridade de Saúde dos Açores referiu ainda que estão a decorrer os procedimentos definidos para "caso confirmado", nomeadamente, a vigilância dos contactos mais próximos, bem como dos passageiros do voo Ryanair FR6037 Porto/Terceira, no qual a doente viajou a 9 de março.

"Os passageiros do referido voo que ainda não tenham recebido contacto da Autoridade de Saúde Regional, devem ligar para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24", adverte-se na mesma nota.

Além deste caso positivo - o primeiro registado em território açoriano - a autoridade de saúde regional recebeu também os resultados das análises laboratoriais de outros sete casos suspeitos, que tinham sido reportados no sábado, mas que deram todos negativo para infeção pelo novo coronavírus.

PUB

A Autoridade de Saúde lembrou a necessidade de serem cumpridas "todas as recomendações já tornadas públicas" a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, as pessoas não procurarem um hospital ou uma unidade de saúde, mas ligarem para a Linha de Saúde Açores - 808 24 60 24.

Recorde-se que o Governo dos Açores elevou a região para o Estado de Contingência e solicitou ao primeiro-ministro que suspenda as ligações aéreas de passageiros entre o continente e a região autónoma, com exceção de situações pontuais, como forma de controlar o contágio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG