Premium

Produção de mel cai 15% por causa da vespa asiática

Produção de mel cai 15% por causa da vespa asiática

Ministério da Agricultura reporta menos ninhos detetados e destruídos. Apicultores aprovam plano de ação, mas pedem ajudas contra os prejuízos.

É a maior ameaça aos apicultores: a vespa velutina, conhecida como vespa asiática, continua a ganhar terreno e já se encontra em 13 dos 18 distritos do continente. Na última campanha, a produção de mel caiu 15%, o que corresponde a menos mil toneladas produzidas, e os custos aumentaram. Com o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo em curso, os apicultores começam a ver luz ao fundo do túnel, mas alertam para a necessidade de um sistema de compensação financeira, para fazer face a sucessivos anos de perdas.

Manuel Gonçalves, presidente da Federação Nacional dos Apicultores, revelou ao JN que a produção de mel caiu nas regiões onde a praga está instalada e que os apicultores estão a suportar custos mais altos com alimentação. É que as abelhas não conseguem sair da colmeia, pelo que têm de ser alimentadas, o que custa cinco euros por colmeia e por ano. Para os apicultores maiores, que podem ter cem colmeias, é um custo acrescido de 500 euros.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG