Bem-estar

Promover a saúde mental em tempos da Covid-19

Promover a saúde mental em tempos da Covid-19

A pandemia da Covid-19 provocou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e no trabalho. Planos de contingência, confinamento em casa, número de infetados a subir... tudo isto contribui para aumentar os níveis de ansiedade na população.

É normal sentir-se assustado, preocupado, irritado, angustiado ou triste, durante a pandemia. Felizmente, há coisas que pode fazer para garantir o seu bem-estar durante este período:

- Mantenha-se saudável. Tente manter a sua rotina, como horários de acordar e de refeições. Coma de forma saudável e faça exercício físico. Dançar ou realizar aulas online são opções simples e eficazes para estar ativo e manter a forma física a partir de casa!

- Mantenha o contacto social através de chamadas telefónicas ou redes sociais. Use e abuse das videochamadas com os familiares e amigos.

- Partilhe as suas preocupações com alguém de confiança. Se for necessário, procure ajuda especializada através da linha de apoio psicológico Saúde 24.

- Mantenha-se informado através de fontes oficiais, como a Direção-Geral de Saúde, e evite meios de comunicação alarmistas. Controle a ansiedade, atualizando-se apenas uma a duas vezes por dia.

- Pense em como lidou com outras situações difíceis no passado e use as mesmas estratégias que foram úteis nessa altura.

- Não use o tabaco, álcool ou outras drogas para lidar com o stress. Apesar de poderem dar uma sensação de alívio momentânea, podem agravar o problema.

- Concentre-se no positivo. Há pessoas com a Covid-19 a recuperar e que irão retomar a sua vida normal. Pense que esta situação é temporária e que eventualmente as coisas vão voltar ao normal.

Lembre-se, não há saúde sem saúde mental.

Interna de Psiquiatria

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