Meteorologia

Proteção Civil alerta para cheias e queda de árvores

Proteção Civil alerta para cheias e queda de árvores

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta quinta-feira um aviso à população devido à previsão de mau tempo até à próxima segunda-feira, alertando para a possibilidade de ocorrência de inundações devido à chuva "persistente" e "pontualmente forte", bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores.

Sublinhando que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê "uma alteração do quadro meteorológico previsivelmente até 1 de novembro", a ANEPC aponta como consequências expectáveis a existência de um "piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água", a "possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água", "inundações de estruturas subterrâneas", danos em equipamentos montados ou suspensos e possíveis acidentes junto à orla costeira.

Cuidados a ter
De forma a minimizar o eventual impacto do mau tempo, a Proteção Civil recomenda a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais", o não cruzamento de zonas inundadas para prevenir "o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas" e a não adoção de comportamentos de risco.

Pede ainda um cuidado redobrado na circulação junto ao mar e ao rio, bem como perto de árvores, devido à possibilidade de queda de ramos. Nas estradas, é recomendada a adoção de uma condução defensiva, a redução da velocidade e o cumprimento das "indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne aos cortes de estrada, percursos alternativos e sinalização".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG