Emigração

PSD denuncia "situação caótica" nos agendamentos dos consulados no Reino Unido

PSD denuncia "situação caótica" nos agendamentos dos consulados no Reino Unido

O PSD denunciou esta sexta-feira uma "situação caótica" nos agendamentos dos consulados portugueses no Reino Unido e questionou o Governo sobre a concretização da "promessa" de reforçar estes serviços com mais funcionários e meios informáticos.

Numa carta dirigida ao ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, o PSD partilhou uma situação ocorrida na segunda-feira, quando "vários emigrantes, que tinham agendamento para esse dia - agendamento esse feito meses antes -, estavam a aguardar há largas horas" para serem atendidos, até que os informaram que "não seria possível atender mais ninguém nesse dia, devido ao elevado número de agendamentos como também, segundo a comunicação social, ao cansaço dos funcionários consulares".

Na pergunta colocada ao executivo, o grupo parlamentar do PSD quer saber o que causou "o desfasamento entre o número de agendamentos previstos e a impossibilidade de atendimento dos mesmos".

"Para quando o Governo prevê concretizar a promessa em reforçar com recursos humanos e de meios informáticos os serviços consulares no Reino Unido?", questionam os sociais-democratas.

Os deputados referiram que o seu partido "tem vindo a alertar o Governo para a grave situação do funcionamento dos serviços nos postos consulares do Reino Unido, onde se estimam que estejam registados 400 mil portugueses".

E recordaram que, em visita oficial ao Reino Unido, em maio, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, terá afirmado que, com o reforço de funcionários no Centro de Atendimento Consular do Reino Unido, esperava que fosse alcançado um nível de serviço satisfatório.

"É evidente que a situação se mantém, infelizmente, caótica, apesar dos constantes alertas que o PSD tem vindo a fazer ao Governo neste sentido", lê-se na missiva dirigida ao ministro Augusto Santos Silva.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG