Nacional

PSP atenta ao jogo online "Baleia Azul"

PSP atenta ao jogo online "Baleia Azul"

A Policia de Segurança Pública admite que tem "conhecimento" do fenómeno e garante que está a "monitorizar" a adesão em Portugal ao desafio da "Baleia Azul". Entretanto, deixa alguns conselhos aos pais.

"Tendo em conta as recentes notícias da adesão de crianças e jovens ao denominado 'desafio da baleia azul', a PSP informa que tem conhecimento e que se encontra a monitorizar este fenómeno", adiantou, ao JN, as Relações Públicas daquela força de segurança.

Num "esforço de prevenção", a PSP aconselha alguns "procedimentos de segurança em ambiente digital", dirigidos a pais e responsáveis legais por crianças e jovens, tais como o reforço da supervisão e monitorização da atividade dos filhos na internet e redes sociais.

"Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da sua lista de amizades nas redes sociais", prossegue a PSP.

Daí que, a Policia considere que "não há necessidade de proibir o acesso" aos meios digitais. "O mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio da família sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet, de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens", sublinha a PSP.

Caso os pais suspeitem que "as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação, devem dirigir-se à Esquadra mais próxima e efetuar uma denúncia relatando todos os factos", recomenda ainda a PSP.

Outras Notícias