Em 17 distritos

PSP divulga locais das manifestações dos coletes amarelos portugueses

PSP divulga locais das manifestações dos coletes amarelos portugueses

A PSP divulgou um mapa com os locais para onde poderão ocorrer manifestações dos coletes amarelos, na sexta-feira.

A lista, de onde constam 15 cidades do continente e duas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, refere-se apenas às áreas de intervenção da PSP onde poderão acontecer protestos. São 25 protestos, divididos por 17 distritos, com Lisboa na frente, com quatro locais eventuais.

Em comunicado enviado às redações, a PSP esclarece que "desenvolverá todas as ações necessárias para garantir a segurança, ordem e tranquilidade públicas, bem com os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nomeadamente estabelecendo um equilíbrio entre o exercício do direito de manifestação e o direito à livre circulação, em especial à circulação rodoviária".

A PSP deixa vários conselhos aos cidadãos, nomeadamente a evitar os locais previstos para as manifestações e a privilegiarem a utilização dos transportes públicos.

Aos manifestantes, a PSP exorta-os a "terem em consideração os normativos em vigor que proíbem bloqueios de vias rodoviárias, perturbando o direito de circulação de todos os cidadãos", a respeitarem "os princípios previstos na legislação" em vigor e "as instruções e ordens da PSP no quadro da segurança dos manifestantes e dos restantes cidadãos."

Entretanto, o PS, pela voz do presidente socialista Carlos César, defendeu uma ação firme das autoridades em caso de perturbação da ordem pública.