Exclusivo

Quarta onda pandémica atinge Lisboa e ameaça alastrar a outras regiões

Quarta onda pandémica atinge Lisboa e ameaça alastrar a outras regiões

Capital deve passar nesta semana o limiar dos 480 casos de contágio por 100 mil habitantes e Porto pode entrar em estado de alerta. Relatório da DGS confirma subida.

Lisboa está com 402 casos de covid-19 a 14 dias por 100 mil habitantes e vai passar o limiar dos 480 nesta semana, devendo recuar duas fases no desconfinamento por estar há duas semanas acima dos 240/100 mil. E no que resta da semana, quase todos os municípios em redor da capital vão passar a fasquia dos 240 casos, enquanto o Porto já passou os 120 por 100 mil e vai "engordar" a lista dos concelhos em estado de alerta.

O aviso é do matemático Carlos Antunes, um dos peritos em modelação da progressão da pandemia de covid-19 que mais se têm destacado nesta crise. Com um fator de transmissibilidade (Rt) de 1,2, "torna-se cada vez mais difícil controlar a infeção na capital e na região da AML" (Área Metropolitana de Lisboa), avisou ontem, na sua página na rede social Facebook, na véspera da reunião do Conselho de Ministros que deverá decidir novas medidas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG